Renato Russo
Renato Manfredini Júnior nasceu no Rio de Janeiro em 27 de março de 1960, mais conhecido como Renato Russo, foi um cantor, compositor e músico brasileiro, membro da banda Legião Urbana e do Aborto Eletrico.
É considerado um dos grandes compositores do rock brasileiro. Sua primeira banda foi o Aborto Elétrico (1978), a qual perdurou durante quatro anos, e terminou devido às constantes brigas que haviam entre ele e o baterista Fê Lemos. Renato herdou desta banda uma forte influência punk que influenciou toda a sua carreira. Nessa mesma época, aos 18 anos assumiu para a sua mãe que era bissexual; em 1988 assumiu publicamente.
Alguns anos mais tarde, em 1982, integrou a banda Legião Urbana. Nesta nova banda desenvolveu um estilo mais próximo ao pop e ao rock do que ao punk. Russo permaneceu na Legião Urbana até sua morte, em 11 de outubro de 1996.
Gravou ainda três discos solo e cantou ao lado de Herbert Vianna, Cássia Eller, Paulo Ricardo, Erasmo Carlos, Leila Pinheiro e 14 Bis.
Você Sabia?
Renato Russo também foi professor de inglês.
Quando alguém perguntava a Renato que música ele gostava mais, ele sempre respondia: Giz. Segundo ele, a música era perfeita, porque não lhe faltava nada.
Renato Russo escreveu a música Índios após ter cortado os pulsos numa tentativa de suicídio (por isso "...eu quis o perigo e até sangrei sozinho...".
O CD entitulado Renato Russo Equilibrio Distante, foi dedicado ao Renato, Carminha,Giuliano e toda a familia,com amor.
Renato Russo, eterno vocalista da banda Legião Urbana, certa vez colocou uma bola de sorvete de morango no nariz, para brincar que era um palhaço, e foi atacado por um labrador.
Em 2001, foi publicado o livro Sempre Há uma Luz, pela editora DPL, psicografado por Sérgio Luís, o qual consiste em um suposto relato de Renato Russo sobre sua "passagem para o plano espiritual".
O corpo de Renato foi cremado e suas cinzas lançadas sobre o jardim do sítio de Roberto Burle Marx.
Renato possuia três pinos de platina na bacia devido a uma doença óssea que ele enfrentou na adolescência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário